sábado, 9 de agosto de 2008

Pedidos úteis

O meu jovem amigo Bernardo, estudante da Tabanka do Wato, e o Senhor Professor do Ensino Primário em Bolama João Costa Mustás pediram-me dicionários de Português-Português, a fim de melhorarem o seu vocabulário. E esta? Poucos pedidos aqui me pareceram tão bons. Se alguém tiver algum que possa oferecer, e assim permitir que alguém aqui dê melhor uso ao tão maltratado Português, sou eu quem agradece do fundo do coração!

O meu Amigo Tu deseja ir correr comigo, mas faltam-lhe os ténis para o efeito. Não precisa de ser especial ou caro, ele queria mesmo uns como os da Diana, comprados na feira por 15€. Calça o nº 42-43, e eu gostava mesmo muito que viesse correr comigo.

O Date, Amigo sabedor, ficou sem emprego este mês (não teve culpa nenhuma, garanto eu), sem grandes soluções à vista. Quando lhe perguntei o que o preocupava mais, ele respondeu: “ a escola dos meus filhos”. É que a escola pública na Guiné-Bissau funciona de Janeiro a Maio, com muitas greves dos professores pelo caminho, porque não recebem. Assim, o Date – que de parvo tem pouco – pôs os filhos numa escola Evangélica, privada, que aqui são as melhores (das acessíveis), e funcionam de Setembro a Junho. Não gosto muito de pedir dinheiro, mas a soma é irrisória, e pode mudar efectivamente o futuro destes 3 jovens e do país:

- Maliki, 11 anos - mensalidade da escola: 2,5€;

- Valdir, 7 anos - mensalidade da escola: 1,5€;

- Malam, 5 anos - mensalidade da escola: 1,5€;

Lembro que sou eu quem garante o câmbio local e que a soma é paga à escola (tirarei foto!). Alguém se habilita a patrocinar os estudos destas crianças?

O mais difícil dos pedidos! Os Jovens Unidos de Bolama, clube de futebol onde milita o meu Amigo Tu como médio-centro, gostavam de usar todos a mesma camisola durante os jogos. Eles são 25, mas não serão precisas 25 camisolas. Se se conseguir, tanto melhor! Ainda assim, se só se atingirem 14 (11 titulares mais 3 substituições), já será mais do que bom. Lembro que também não precisa de ser nada oficial, nada muito caro. Talvez seja difícil para uma pessoa só, mas se os que aí gostam de desporto se organizarem, pode ficar mais fácil.

A próxima emissária e responsável por esta Missão parte de Lisboa a 5 de Setembro. Para tentarmos organizar isto, já que eu daqui não posso intervir mais do que por este meio (e mensalmente), proponho que, se alguém se decidir a enviar alguma destas coisas, o escreva neste blog, a fim de que a AMI não receba dezenas de dicionários, de pares de ténis e de camisolas! Peço o favor de enviarem por correio para a sede da AMI em Lisboa, da seguinte forma:

A/C Exma. Sra.

Enfermeira Cátia Guerreiro

Fundação AMI

R. José do Patrocínio, 49

1949-008 Lisboa

Depois publico aqui as fotografias das ofertas com os respectivos destinatários!

3 comentários:

Andreia disse...

Ola Luis!

Podes contar c 100 euros! E vou tentar arranjar patrocinadores para o equipamento de futebol. Vou entrar em contacto c a AMI!Porque nao sei se já ha dezenas de ofertas.
Manda mais pedidos que para nos sao tao simples e faceis de atender!
Um grande grande beijinho,
Andreia,a arquitecta mergulhadora q fez contigo o teu ultimo mergulho nos Açores e tiveste que aturar no avião.

Unknown disse...

Caro confrade

Não será por falta de ténis que não terá companhia para correr. Envio uns tamanho 43.
Grande Abraço

Anónimo disse...

Querido Luis

Arranjei os ténis e dois pequenos dicionários básicos da língua portuguesa da Porto Editora que me pareceram adequados.
Vi agora que o Daniel também envia ténis. Se puderem ir os dois pares, tanto melhor, se não, alguém decidirá outro destino a dar a um dos pares.
grande abraço

Luis Henrique