segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Pedido difícil

Só o título já assusta, e este é de facto um pedido ambicioso. Os meus amigos deram tal resposta ao pedido anterior, que eu respondo subindo a parada! Já lá chegamos. Antes quero falar do destinatário. Alfa de nome próprio, Tio de tratamento por respeito e carinho, é um homem-grande, um antigo combatente do exército português na Guerra Colonial, a quem o Estado Português fez o favor de esquecer essa penosa contribuição. Tem 67 anos, e trabalha para sobreviver com 100 euros mensais num estado sem segurança social (economizar para a reforma?). Estava no outro dia à conversa com ele em frente à sua casa coberta de colmo – quando chega a época das chuvas, este Senhor fica com a casa inundada – e perguntei-lhe quanto custava pôr um telhado em folhas de zinco. As contas eram difíceis: cerca de 220 folhas, a 3,5 euros por folha (arredondamento por baixo de 2500 francos cfa), o que dá cerca de 770 euros. Dá que pensar, uma pessoa trabalhar uma vida toda e não conseguir juntar 770 euros para poder dormir em seco... Na minha utopia, e sem saber (continuo assim) no que me estava a meter, perguntei-lhe o que ele achava de eu perguntar em Portugal se havia alguma maneira de lhe pôr um telhado na casa – ele respondeu:

- “Deus ilumine o Luís”.

E assim começa o desafio. Deixo aos meus benévolos amigos a possibilidade de me ajudarem a dar uma velhice com cama seca ao Tio Alfa. Dei várias voltas à cabeça, e acho que a forma mais simples e fácil é mesmo cada um dar as folhas de zinco que entender:

1 folha de zinco – 3,5 euro
Queremos chegar às 220!

Eu e o Tio Alfa ajustaremos o caminho que ficar por fazer para as 220. Não se acanhe quem só puder dar uma! O objectivo é ambicioso, e toda a ajuda, mesmo pequena, conta. Mais uma vez, peço que deixem aqui escrito o número de folhas de zinco que quiserem dar.
A próxima emissária vem a 27 de Setembro, data que calculo muito próxima para tão difícil objectivo, mas já pode adiantar qualquer coisa. Responde pela graça de Sara Prado (lixei-te, pirata!), e pode receber correspondência em

Azinhaga da Cidade, Bloco A1, 3ºC
Parque do Lumiar
1750-063 Lisboa.

Mais uma vez, sou eu quem garante o câmbio local, a compra das folhas de zinco e que as mesmas são postas no telhado do Tio Alfa. Obrigado por me deixarem pensar que talvez seja possível.

8 comentários:

Anónimo disse...

Pelo menos 5 placas já estão asseguradas! Mais virão com toda a certeza.
Bem-haja!
Helena

Marta Contreiras disse...

Mais 8!
Beijinho
Marta

Anónimo disse...

Amigo,
O casal Francisco Rodrigues envia mais 20 folhas de zinco (ainda bem que não tenho de as carregar...).
Beijos enormes

Anónimo disse...

Está feito!
+ 15

Gd abraço e beijinhos

Confrade Leichsen e Carolina

Hattori Hanzo disse...

Amigo Luís,

Eu e a Tânia já entregámos à loira emissária da AMI mais 20 folhas de zinco, com mais uns troquitos para o Tio Alfa gastar no "shopping"...
("vá, vá, agora não gaste tudo em vinho!")

Grande abraço!

Anónimo disse...

Sôr Dr. :)

Daqui seguem mais 32 folhas de zinco nossas e de mais uns amigos e familiares.
Hoje mesmo a emissária recebeu o dinheiro.

Beijinhos e abraços,
Margarida & João.

Anónimo disse...

Amigo Luis,
Sigo emocionada a tua aventura.
Muitas vezes com a lágrima no olho e outras, ainda que involuntáriamente, com os pés no ar e os cabelos do pescoço arrepiados (sim... os bichos...)
Os meus pais seguem-te através dos meus relatos (menos interessantes e muito menos eloquentes do que original)e admiram a tua coragem... e a tua loucura :-)
Via Sara vão mais 10 placas de zinco. Um beijo, Ana Melo

Anónimo disse...

Para além das 32 folhas de zinco acima mencionadas ainda enviamos mais 20 pela Sara!

Boa sorte com a construção do telhado!

Beijinhos e abraços,
Margarida e João.