quarta-feira, 9 de julho de 2008

De passagem

Já na pressa - que os mosquitos chacinam-me as pernas - deixo só duas mensagens:

- a primeira - muito obrigado aos meus queridos amigos por todas as mensagens que têm enviado, seja aqui seja por telemóvel, e que eu só lamento não poder responder!!

- a segunda - não dá para pôr os posts do blog assim, mas só faz sentido se se ler do fim (junho) para o princípio (esta mensagem) - isto se ainda houver alguém a ler!

Estou em Bissau para reuniões com a UNICEF e com o IPAD, pelo que fico 3 dias.
Vou tentar voltar aqui amanhã, a ver se consigo mandar algumas mensagens mais dirigidas.
Beijinhos e abraços a todos

Luís.

17 comentários:

Anónimo disse...

Olá Luis!

Adoramos o teu blog!
Tem imenso sentido de humor!

O teu afilhado está enorme, já pesa 6,700g e tem 64 cm. Ri se imenso e gota de conversar na sua lingua (tens de a aprender para comunicarem, o Cabral já aprendeu e conversam imenso). Hoje fomos a musica, o Luis tb foi e diverti mo nos imenso!

Queria enviar te uma foto do Kikito, mas não sei para onde...

Tb temos um pouco de Africa cá em casa, a Isa, que toma conta do Kikito é cabo verdeana, e farta se de cantar e emitir sons diversos para ele.

Beijocas com saudades

familia cabral

Coki disse...

Orgulhoso por te conhecer...inspirador o blog
André Soares aka "Coki"

Anónimo disse...

Fasntástico ! É uma barrigada de informação, proximidade e bom entertenimento !Dada a extensão, vou ter que reservar para mais tarde a leitura...! Que boa ideia, as fotografias ! Achas que os de cá também as podem pôr ? BEm...Luís ! Pelo que se vê, que mistura paradoxal de beleza e pobreza, não é ?
bjo.

Anónimo disse...

Alô, Primo, que bom saber que te encontras bem, dentro do possível, não é?
Sem Luz, sem duche, um sifão em conds(é sempre a minha prioridade... até mesmo ao duche), carne, imagino... Bem, tens sempre muita lagosta, não é? :) :)Por cá estamos todos bem, Graças a Deus. Estive ontem com a avó e gostei de a ver.. até dps apareceram os teus pais e a Ana, maneira que ficou regalada!! Pede ao Sr Santo Cristo muito por ti. Penso tanta vez como é bom ter uma pessoa a pedir sempre tanto por nós, não é? Sensação de tranquilidade...
Entretanto o meu filhote está a crescer muito bem, na barriga da sua mãe e já no próx dia 21 Jul vamos a nova consulta.
Bem querido, este vai ser o 2º comentário que tento enviar. Há pouco não tive sorte.
Um grande abraço. Vou mandando notícias e entretanto vou tb ler desdo o início, pq só passei os olhos por cima.
Olha, e pilotos, precisam? Assim só levavas 20/30 min de avião até Bissau... No regresso aos Bijagós, que sabe, não trazíamos "petisco", hen? Eh eh eh!
Filipe

Unknown disse...

Querido primo, desculpa o comentário tardio, mas só hoje, por incrível que pareça -ñ vou muito ao gmail- soube da existência de este magnífico blog - "(...)arrasou-me!" disse o teu pai, "(...) de deixar todos sem palavras (...)" disse a Raquel Mascarenhas! Para quem te conhece, algo que seria de esperar...a genialidade que vai nessa capacidade de ser e que acho que nunca to disse, pelo menos assim tão frontalmente - ainda que, agora, por intermédio de um pc:)!
Sim, ainda há alguém a ler! E estou certo que, com tanto brilhantismo factual e humorístico será difícil não continuarem a fazê-lo. Eu pelo menos vou (agora que sei da existência do blog).
Gostei particularmente do "A noite passada" e do "(...)mosquito, Filho da Puta." Lol-gargalhadas incontroláveis na minha sala de trabalho (com certeza tds pensaram que estava maluco). Já te vejo à noite em cima da cama, com a almofada na mão, a perseguir os famigerados mosquitos! Coitados, nem sabem o que os espera (os das Capelas que o digam:))
"Ausências desordenadas" e a particularidade de sentares-te na sanita com medo de seres picado pelas formigas -lá se vai o teu reinado, passado na literatura do Asterix e Obelix:)

Bem, Primo, tenho que ir trabalhar. Garanto-te que serei um assíduo leitor deste blog, mais uma vez, genial, como seria de esperar.

Grande abraço saudoso

Pêpê

Anónimo disse...

Luisinho, tou a adorar o teu blog... tou convicta que será “o romance” do meu verão!! :-) sim q ultimamente só me tenho dedicado à leitura de lazer deitada ao sol, à beira-mar, por isso este ano lá terei de arranjar maneira de levar o computador e a net de férias cmg!!
Tou de saída de banco, daquele hospital q serve a segunda maior cidade de Cabo Verde (segundo alguns) e q é rico em histórias de pobreza e desgraça alheia, do qual chego a casa sempre com um misto de cansaço e tristeza, mas q hj já consegui pôr de lado (pelo menos até segunda-feira!! :-P) só por te imaginar a lutar com um “mosquitinho encarnado” q nem deve ter percebido q do lado de lá da rede estava um branco mpélélé!!
Ontem tentei mandar um sms entre cesarianas e forceps, mas até agora n fui mto bem sucedida, continua “em espera”, e por isso decidi deixar um comentário no teu blog, apesar da timidez em escrever para qq um ler... só tu pra me fazeres ultrapassar estas “parvoíces”!... ;-)
Continua assim!! O blog, a ajuda humanitária, a tua busca interior... Força e coragem!! Grande beijinho já com saudades, Carolina.

Anónimo disse...

Depois de ter passado a última meia hora a conhecer melhor o Luis (sim, li tudo de enfiada!), rendo-me de lágrima no olho a um abraço apertado... obrigada.. Raquel Faria

Unknown disse...

Olá Sandokas muito obrigado pelo mail com o link, estamos todos a acompanhar sempre que possível o teu blogue, sendo que quando nos encontramos comentamos as novidades da tua aventura... Abraço saudoso. Nuno Amaral

Hattori Hanzo disse...

Amigo Luís:

Em primeiro lugar, um pedido de desculpa sentido, pelo facto de não ter estado presente na tua despedida na Fábrica do braço de Prata. Tive imensa pena, acredita, de não te dar um abraço nessa noite, mas foi impossível.

O teu “blog” africano está magnífico, dou-te os parabéns por isso! A tua escrita é fluente, deliciosamente descritiva e está recheada de apontamentos que ora nos põem com a lágrima no canto do olho (como diria o também africano Bonga, esse poeta), ora nos fazem soltar uma gargalhada. Além disso, os teus textos conseguem fazer-nos sentir uma proximidade – de ti e da tua experiência – incrivelmente palpável.

Ri-me (a bom rir) com a história da tua chegada e com o “sumo” no aeroporto – toda a gente sabe que nesses destinos faz calor e um suminho tropical cai sempre bem. Eu já conhecia essa prática, mas com outra designação, não menos hilariante: “gasosa”.

“Amigo, não há aí uma gasosa?”

Reparei ainda que julgas que não há animais na segunda circular. Enganas-te, é só olhar com atenção para dentro de muitos carros que lá andam e encontram-se verdadeiros animais, e ao volante.

Vou dando notícias, espero que estejas bem.

Um grande abraço de ilhéu para ilhéu.

Tiago Mendonça

Unknown disse...

Olá Luís,
perco-me no teu blog, para esquecer problemas mundanos como bancos e afins - obrigada!
Não posso deixar de confessar uma certa inveja (de infecciologista que nunca viu um Anopheles se não ao microscópio) em relação a tudo o que descreves, mas sobretudo em relação à coragem de ir (coisa que por enquanto me vai faltando, mas que conto que um dia chegue).
Fica com um abraço apertado (e um beijinho!) e força!
Dulce

Teresa Noéme disse...

Querido Luís,

O teu blog é absolutamente fascinante. Mais deverá ser essa experiência tão curiosa para mim. Adoro a tua escrita!
Vou sempre continuar a ler, sabe bem ouvir falar de algo tão diferente, tão pobre em muitos aspectos mas tão puro, sadio e espontâneo:)

Um beijinho grande
Boa sorte com os mosquitos;)

Ana Teresa

Anónimo disse...

Grandessíssimo,

Há coisas de que sentimos falta quando estão ausentes. É como que um puxão de orelhas a dizer-nos "Aproveitasses!". E, efectivamente, é isso que sinto. Na verdade, aquelas baboseiras sui generis que trocamos, as referencias musicais (duvidosas) que partilhamos, os copos espontâneos com filosofias de vida pelo meio, o Planespotting,etc... deixaram de fazer parte da minha rotina. Com pena. Deixando-me de lamechices que não são meu apanágio, envio-te o mais sincero abraço não sem antes de te dizer para sugares o tutano desta viagem.

Até já.

Anónimo disse...

Já me esquecia: gostei do apontamento cultural do saudoso Pinheiro de Azevedo...

Saudínha. Da boa.

Anónimo disse...

À espera de mais outra, fui lendo, vezes sem conta, as “glórias do mundo” ou “desse mundo”! Para quem te conhece, não foi espanto nenhum a genialidade como estão escritas – este miúdo é formidável, diria o meu avô. E como ele acertava!

Claro que fui fazendo comentários de forma “escondida” directamente para o mail do senhor lsmdiver, porque há coisas que, enfim, sou uma pessoa envergonhada... bom, também não. Digamos, discreta (e séria, honrada, honesta, trabalhadora...)!

Mas confesso que ao ler os vossos comentários todos, apeteceu-me escrever alguma coisa aqui, in vivo e in loco. Fiquei como o Bonga, com “uma lágrima no canto do olho”. Não sei se de saudade, se de orgulho, se de imaginar os teus olhos a brilharem quando vires tanta gente que gosta de ti. E já tens muitas respostas à pergunta “será que não se vão esquecer de mim?”... O “arrasou-me” do teu pai, a lição de vida “doutrinal” e magistral da Tété, o bom humor e ânimo do Rui Soares, o medo das baratas e afins do “Flip”, os piropos ao novo corte de cabelo (excepto o Frankenstein do Rom!), a sugestão de viagem aérea Bolama-Bissau do teu primo,o abraço de ilhéu para ilhéu do Hattori Hanzo, “saudinha da boa” do Cavalheiro, os telefonemas de muitos que vão parar à “Guinétel, o númêroo qui ligou está indisponível ou se encontra fora di cóberrtúra” e o “temos saudades” escrito e repetido vezes sem conta de todos.
Há coisas que não se esquecem. Tu.
Beijo e o resto que já sabes.
Pitanga

Anónimo disse...

Luís,
Tens que entrar em contacto URGENTE com a D. Ilda por causa das datas das tuas férias.
Telefones: 21 792 43 66; 93 86 25 882

(a pedido da Dra. Alexandra Marques,
HCC)

Anónimo disse...

Actualização da mensagem anterior:
No teu pedido de interrupção de internato enganaste-te na data de início(escreveste 7 de Agosto, em vez de 7 de Julho), mas o ofício enviado pela AMI para o Hospital tem as datas correctas, de modo que para já a situação parece resolvida.

Beijinhos do Serviço de MFR do HCC.

PS: Todo o Serviço tem lido o teu "folhetim" e deseja que os mosquitos te deixem em paz!!!!

Anónimo disse...

Amigo Amigo Amigo... Amigo! Imensa pena de n tar ai contigo! Abraco